Estudo recente utilizando VeinViewer no Elizabeth Healthcare resultou em economia potencial de mais de 180 mil dólares em apenas nove meses.

MEMPHIS, Tennessee - 21 de novembro de 2013 - Christie Medical Holdings, Inc., líder global em sistemas de imagem vascular móvel, e o St. Elizabeth Healthcare em Kentucky anunciaram os resultados provisórios de um estudo de melhoria de qualidade no qual avaliaram o uso de VeinViewer® para a redução de uso cateteres centrais inseridos perifericamente (PICC) medicamente desnecessárias em adultos.

O estudo avaliou se utilizando VeinViewer obteve-se um aumento da taxa de sucesso de IV periférica, resultando portanto no decréscimo do número de PICCs medicamente desnecessários. Importante – ao não se obter acesso periférico é normal se optar por um PICC. Em pacientes com doença renal é extremamente importante preservar as veias para a criação de fístulas arteriovenosas (FAV) no futuro. Os pacientes que tiveram PICC colocados antes da criação da fístula AV tem mais que três vezes probabilidade de experimentar o fracasso da FAV. Ao se utilizar o VeinViewer, 261 PICCs medicamente desnecessários foram evitadas em nove meses em relação à sua base 2012. Com base em um custo médio de PICC em cerca de US $ 700 (custo total do procedimento), uma redução similar em PICC resultaria em um potencial de economia de mais de US $ 180.000.

A redução de uso de PICC são resultados direto dos esforços de melhoria de qualidade realizados por uma equipe de enfermeiros qualificados em IV e liderada por Patti Wilcox, enfermeira chefe do Santa Isabel e estes dados foram apresentados aos profissionais de saúde durante o “Kentucky Leaders Conference”, em novembro de 2013.

"A tecnologia VeinViewer não só contribuiu para um melhor processo de cuidados de saúde em nossa instituição, mas também diminuiu colocações de PICC desnecessários, resultando em significativa redução de custos e preservação da veia, que eram os objetivos de nosso hospital", disse Wilcox.

"Resultados como os alcançados pelo St. Elizabeth Healthcare continuam a validar a eficácia do VeinViewer em reduzir o uso de PICC medicamente desnecessárias bem como custos de manutenção do acesso e risco potencial de infecção, oferecendo um verdadeiro retorno sobre o investimento que é extremamente importante", disse Dawn Norman, diretor de regulamentação, qualidade e assuntos clínicos da Christie Medical.

VeinViewer é o único dispositivo de visualização de veias no mercado que oferece benefícios pré, durante, e pós-acesso durante todo o procedimento de acesso vascular e tem sido demonstrado através de estudos clínicos o aumento de sucesso na primeira tentativa de IV bem como o aumento de satisfação do paciente em mais de 100%.

St. Elizabeth Healthcare

O St. Elizabeth Healthcare opera seis instalações em todo Norte do Kentucky, com quase 1.200 leitos licenciados. Para mais informações, visite www.stelizabeth.com.

VeinViewer

O VeinViewer utiliza luz quase infravermelha (NIR) juntamente com tecnologias avançadas para exibir uma imagem vascular periférica diretamente na superfície da pele. Esta tecnologia é a primeira a projetar a veia com a exata localização anatômica (e com tamanho próximo de 97% de acurácia) e dá ao médico um ‘’ mapa’’ do sistema vascular, tornando o acesso IV mais eficiente.

A imagem projetada é colocada em seu contexto tridimensional, o que torna muito mais fácil em identificar as características dos vasos, suas bifurcações e válvulas, bem como sua patência.

Não há necessidade de segurar um transdutor, liberando as mãos do profissional para lidar com o acesso venoso. O resultado disto tudo são inúmeros benefícios para pacientes e profissionais da saúde.

Benefícios clínicos:

O VeinViewer pode ser utilizado em diversas áreas médicas. O objetivo principal do VeinViewer é localizar as veias para flebotomia e/ou acesso IV.

Em outro estudo realizado no início de 2005, a eficácia do VeinViewer foi testada em pacientes com um já conhecido difícil acesso venoso. 30 pacientes entre os escolhidos, anteriormente já haviam sido rejeitados como doadores de sangue. Por um período de 20 dias, cada paciente realizou uma coleta de sangue utilizando o VeinViewer como provedor de imagem vascular, com a ordem de localizar a veia e realizar a coleta com êxito. O VeinViewer obteve 100% de sucesso em sua missão sendo todas coletas realizadas com sucesso. O mesmo resultado foi obtido com os pacientes anteriormente rejeitados como doadores. Temos diversos outros trabalhos que comprovam tal aumento de qualidade no acesso IV. Exemplo:

Pacientes com difícil acesso venoso impactam significativamente os resultados e custos. A abordagem atual para acesso venoso periférico é insatisfatório e resulta em muitas tentativas de punção para obtenção de um acesso IV com sucesso. Fora isto o nível de satisfação do paciente e de seus familiares é incrivelmente afetado por este fator, prejudicando a imagem geral da instituição. O ROI do investimento é rápido e impactante, seja no aspecto financeiro, seja no aspecto de imagem.

O VeinViewer é realmente inovador na sua concepção e se adequa as demandas da medicina moderna.

No Brasil – visite www.veinviewer.com.br

Importado e Distribuído por Hemocat Ltda. – www.hemocat.com.br

Site Desenvolvido por Sigu Marketing Digital